sexta-feira, 28 de junho de 2013

Mapa Conceitual - Substantivos e Suas Flexões


Provérbios

             "Primeiro a obrigação, depois a diversão!"
             "Do chão você não passa!"
             "Tudo que sobe desse!"
             "Tudo que se planta colhe!"
             "Tudo que entra sai!"
             

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Conto Popular: "A Lenda Impressionante"

                Era uma vez, uma cidade do interior da Holanda, muito pobrezinha, que existe uma lenda. Essa lenda dizia que se um homem gostar de uma mulher e se ela também gostar, teriam um filho na mesma hora que se apaixonassem e que se encostassem.
                Nesta cidade, havia uma mulher que se chamava Yasmim e um homem que se chamava Wagner. Eles se odiavam desde sempre. Todos os amigos dos dois tentavam juntar-los de qualquer jeito.
                Um dia, esses dois se encontraram e quando se viram, já foram para outra direção. Seus amigos fizeram de tudo para juntar-lhes, e, mais uma vez, não conseguiram. 
                Cinco meses depois, os amigos combinaram novamente de juntarem Yasmim e Wagner. Na praça, quando se encontraram, de novo, entenderam o que é amar alguém.
                Os dois se apaixonaram, tiveram o filho. Deram o nome de Daniel. Depois disso, não se separaram mais.
                E viveram felizes para sempre!!!!!!!!



                        FIM!!!!!!

Biografia de Giselda Laporta Nicolelis

     Giselda Laporta Nicolelis nasceu em São Paulo, em 27 de outubro de 1938. Formou-se em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Casper Líbero. Publicou sua primeira história em 1972 e o primeiro livro em 1974. Foi então que descobriu seu verdadeiro caminho: a literatura infantil e juvenil, crianças e adolescentes. 
     Hoje sua obra abrange mais de 100 títulos, entre livros infantis e juvenis, ficção, poesia e ensaio, publicados por dezenas de editoras, com centenas de edições, e milhões de exemplares vendidos. Exerceu também o jornalismo, em publicação dirigida ao público infantil e juvenil, e trabalhou como coordenadora editorial, em duas coleções juvenis. 
     Fundadora do CELIJU - Centro de Estudos de Literatura Infantil e Juvenil -, cujo acervo se encontra atualmente na USP, da UBE (União Brasileira de Escritores), do Sindicato de Escritores do Estado de São Paulo e da Clearing House for Women Authors of.
Imagem do Autor
América, EUA

Nós alunos do 6º anos faremos a leitura do livro de Giselda: "Sempre Haverá Um Amanhã"

Livro de Giselda Laporta
Nicolelis: "Sempre
Haverá Um Amanhã"

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Para Casa - Folha 1 - n°9 - Produção de Texto com provérbios

       Em uma escola, os alunos já estavam  com vontade de atualizarem o uniforme escolar. Por isso, vários deles, em redes sociais, ficaram convidando todos os alunos para um protesto, no recreio, contra as ocorrências, contra o uniforme e de repente só se ouvia:
       - "Aluno unidos, jamais serão vencidos!"
       E quando o sinal tocou, eles ficaram lá unidos, reinvidicando, correndo atrás dos seus direitos. Mas quando os professores e coordenadores chegaram, todos subiram para suas salas. Isso quer dizer que: "A união faz a força!"

       Moral da história: mesmo pessoas não se conhecendo, elas se juntam e lutam pelo mesmo direito, mas, não esquecendo jamais que nada de violência, agressividade e respeito ao próximo.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Exercício do livro página 142 n°1 ( letra c )

     Respostas:
       
      Baú de feiticeiro: Em um livro não sabemos o que podemos descobrir, igual a um bau de feiticeiro.
      Navio pirata no mar: Com um livro podemos navegar pelas aventuras, igual a um navio pirata, que navega pelo mar.
      Foguete perdido no ar: No livro podemos encontrar histórias sem fim, igual a um foguete perdido no céu, pode achar.
      Festa: Um livro é igual a uma festa, agitada, animada, alegre e etc.  e quando acaba você sente saudades.

       Texto:
   
      Um dia, no Caribe, uma família decide fazer uma festa em um navio pirata em alto mar. Nesta festa, todos os convidados deveriam ir fantasiados de pirata
     Chegado o grande dia. Todos os convidados muito bem fantasiados, eis que numa certa hora, um convidado descobre um baú cheio de mistérios, e, todos os demais desconfiaram que aquele baú realmente poderia ser de piratas da  antiguidade. Mesmo com aquela dúvida, a festa foi um sucesso, onde todos se divertiram muito. Para encerrar o grande evento, realizaram uma grande queima de foguetes perdidos no ar.

      Esta festa ficou marcada para sempre na memória dos convidados!!!!!


                     Fim!!!

Notícia sobre a Festa Junina

     No dia 08/06, ocorreu uma Festa Junina no Colégio São Paulo - Irmãs Angélicas - BH. Homenageando os artistas Oscar Niemayer e Romero Britto.

     Nesta Festa Junina, ocorreram várias danças folclóricas, prendas, oportunidades para conhecer um pouco mais sobre as obras desses artistas famosos mundialmente, também podemos conhecer a cultura e muito mais.

     Os artistas foram homenageados pelos seus atos, pinturas... Especialmente Romero Britto, pelo seu estilo de pintura; Oscar Niemayer, pelas suas curvas e suas construções em Brasília e no Brasil inteiro.

     Na Festa Junina, teve várias danças, como: Dança dos Pandeirinhos, Bata o Pezinho, Caranguejo não é peixe!, Maçariquinho, Quadrilha tradicional, Pau de Fita, Xote Bragantino, Frevo Quadrilha tradicional, Boi-Bumbá, Calypso, Dança Brega, Casamento e Quadrilha, Quadrilha. Que foram apresentadas pelas turmas do maternal II a 2° e 3° séries e a comunidade escolar.

    Fora a grande demonstração de cultura, como por exemplo: culinária, as brincadeiras, as vestes, e a grande alegria de todos.



    

terça-feira, 11 de junho de 2013

Visita ao Hospital Sarah Kubitschek

       O Hospital Sarah Kubitschek recebe visita do Colégio São Paulo e do Olímpia Rezende Pereira, para uma palestra sobre prevenções de acidentes, no dia 11/06/2013.

           Os alunos dos 6º e 7º anos, foram convidados a visitar o Hospital Sarah Kubitschek para aprender sobre as prevenções de acidentes. Eles saíram do Colégio São Paulo com os professores Eder, Gláucia, Cristina, professora Irmã Priscila e o coordenador Vicente, até o Hospital. 
          Quando chegaram lá, a Regina, lhes deram as orientações de dentro do hospital. Quando eles entraram lá, foram até o auditório assistir a uma palestra, com a bibliotecária Ana Paula. Nesta palestra, a Ana Paula, falou de vários assuntos, como: a violência no trânsito, o atropelamento - que as pessoas devem ter consciência de andar no pedestre e os motoristas de respeitar o sinal de trânsito; o cinto de segurança - que temos usar o cinto de segurança obrigatoriamente, e como usar corretamente; o acidente de mergulho - que não podemos mergulhar de ponta cabeça, se não desloca a coluna vertebral; o tiro de bala - que não devemos nos meter em briga na rua, e, nem pegar uma arma de fogo. Também foi convidado a Escola Estadual Olímpia Rezende Pereira.
      Logo em seguida, eles foram para os ônibus, que foram quatro. Um para o 6°A, outro com o 6°B, outro com o 7°A, outro com o 7°B. Eles ganharam um lanche com um suco de manga de caixinha e um biscoito "Pitstop" integral.
      Quando chegaram ao Colégio São Paulo, eles ganharam folders sobre a palestra, para não esquecerem.





                                                 
Autora: Camila Campos Cascardi - 6°B - Colégio São Paulo

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Para Casa - Livro página 134 ( n° 9 )

      Quando minha prima e eu descemos do táxi, já era quase tardinha. Ficamos paralizadas diante do moderno hotel cinco estrelas com milhares de janelas enfileiradas e cortinas de seda:
      - É lindo!
      Ela me empurrou em direção da porta. Tínhamos escolha melhor? Quando entramos no hotel,  só vimos pessoas trabalhando muito bem, todos dispostos. Quando entramos no quarto, quase desmaiamos de tão lindo que era. Podíamos escolher a refeição que queríamos a qualquer hora. Eu olhei para minha prima e disse:
      - Que maravilhoso, não estou acreditando!
      Quando fomos na janela e olhamos a paisagem, só vimos uma jovem.
      A jovem era magra, com cabelos morenos e lisos, esmalte rosa, vestido estampado, cabelos presos, sapatilha e uma pele linda e lisinha.

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Cidade de Belo Horizonte

     BH é uma cidade maravilhosa. Ela possui várias praças lindas, mas uma delas é a Praça da Liberdade e um parque muito divertido é o parque Guanabara.
     Seus times times são muito bons, como o Galo, com: Ronaldinho Gaúcho, Bernard, Tardelli e outros. Tem vários colégios que aprendemos como o Colégio São Paulo. Vários hospitais com médicos eficientas e querendo o nosso melhor, como: Madre Teresa, Mater Dei e outros. Você pode ter um telefone celular e várias operadoras profissionais que fazem seu trabalho muito bem, como: a TIM e a VIVO.
     Se você quer uma cidade onde tenha tudo, menos praia, venha para Belo Horizonte, a sua cidade do coração!!!!!