quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Dever de Ciências - Página 63 (n°3) - História sobre uma gotinha, Burney, através do ciclo da água

        Essa história começa no Oceano Atlântico, onde vivia uma gota que era muito solitária e que se chamava Burney. Sempre procurava amigas para se divertir um pouco. Um dia, Burney, evaporou e foi para as nuvens, onde gostou muito. Mas depois de alguns dias, começou a chover forte, e onde Burney caiu estava muito frio, mais muito frio mesmo, e então:
        - Aaaaaaahhhhhhhh!!!!!!!!
        Então, ela estava no polo Norte. Ela teve uma radical transformação de estado líquido para sólido. Mas depois, começou a ficar quente, mas muito quente mesmo, e ela acabou evaporando novamente. E depois, teve uma longa chuva, que acabou colocando Burney, depois de uma grande aventura, no mesmo lugar onde tudo começou.
                                                                         
                                                             !!!!FIM!!!!

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Biografia de Maurice Druon

   Maurice Druon nasceu em Paris em 23 de Abril de 1918. Licenciado em Ciências Políticas, vê-se forçado, durante a Segunda Guerra Mundial, a fugir através de Espanha e Portugal para se juntar às fileiras da Resistência francesa em Londres.
   Foi autor, com o seu tio, Joseph Kessel, da letra do célebre Chant dês Partisans (1943). Acabada a guerra, dedica-se completamente à escrita, iniciando uma carreira como romancista, ensaísta e historiador, reconhecida com prêmios como o Goncourt (1948), o Pierre de Mónaco ou o Sint-Simon. 

   Na sua longa tragetória, Maurice Druon foi membro do Conselho Franco-Britânico, ministro da Cultura e secretário perpétuo da Academia Francesa. Celebrizou-se com Os Reis Malditos (Les Rois Maudits), uma série de sete romances históricos que estão traduzidos em todo o mundo e que agora chega a Portugal pela primeira vez. O Rei de Ferro é o primeiro volume desta série que a Gótica publicará ao longo dos próximos dois anos.

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Relato de Viagem a Cordisburgo

   Partida
   Nós, alunos dos 6ºanos, saímos do colégio por volta das 8:00 da manhã de uma terça-feira (01/10/2013), com o destino à Cordisburgo. Eram dois ônibus: um tradicional e um micro-ônibus. Os professores que foram: Cristina, Vicente, Maria de Lourdes e Irmã Nelize.
  
   Caminho
   A viagem durou mais ou menos 2h. Dentro do ônibus, ficamos ouvindo música, cantando, conversando, fazendo piadas e... nos divertindo muito. Os professores estavam participando de toda a brincadeira. Foi muito divertido!!!

   Gruta do Maquiné
   A Gruta foi descoberta em 1825 pelo fazendeiro Joaquim Maria do Maquiné. Dentro da gruta (nos salões), vários animais de pedra, (inclusive em um salão, tinha um animal 2 em 1, uma coruja e um boi). Para os visitantes conhecerem a gruta, todo o percurso foi acompanhado por um guia. Vimos que durante toda a gruta, a ação das águas sobre as rochas vão se desgastando e formando estalactites, estalagmites, colunas, cortinas. Na gruta, existe apenas uma pintura rupestre. A gruta possui sete salões explorados:
  1. Vestíbulo;
  2. Salão das Colunas;
  3. Salão do Trono, o segundo maior;
  4. Salão do Carneiro;
  5. Salão das Piscinas;
  6. Salão das Fadas;
  7. Salão Dr. Lund, o maior de todos os salões;
    Museu Casa Guimarães Rosa
       Foi inaugurado em 30 de março de 1974, na casa onde nasceu o escritor e passou sua infância em Cordisburgo, cenário de experiências que irão servir da matéria-prima para a sua obra. Concebido como centro de referência da vida e obra do escritor, o Museu preserva um acervo de vários objetos, composto de registros de sua vida profissional como médico e diplomata, objetos de uso pessoal, vestuário, utensílios domésticos, mobiliário e fragmentos do universo rural descrito por Rosa, a exemplo de objetos de montaria e relacionados à atividade pecuária.
       Esse Museu Casa é super simples e fica na mini cidade mineira, Cordisburgo.O lugar é muito bem cuidado, todo organizado como antigamente era a casa do escritor.
     A parte da frente é toda colonial. Tudo levando em consideração a arquitetura e decoração reais da casa. Tudo lá era de Guimarães Rosa, seus utensílios, roupas e móveis.


    Grupo Miguilins
    O grupo de estórias Miguilins, foi criado em 1996, com o objetivo de contar e mostrar a vida e as obras de Guimararães Rosa.

    





   








 

Biografia de Sylvie Baussier

       Sylvie Baussier nasceu na  França, foi bibliotecária e editora de enciclopédias durante dez anos antes de se tornar autorade livros infantis. Especializou em Literatura Multimídia.
       Ela tem escrito inúmeros livro para as crianças, um deles, que acabamos de ler foi a "Pequena história da guerra e da paz", e também gosta de escrever sobre temas polêmicos (como morte e deficiência) com o pseudônimo de Allemand Baussier.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

"Poesia e Paz"- Texto livre

     "Pequena história da guerra e da paz", um livro que faz a gente ter consciência das coisas que fazemos, de bom e de ruim. Livro muito interessante, com um texto coerente, com imagens e informações sobre o mundo de antes e atual, que faz a gente entende-lo mais facilmente.
      As pessoas hoje em dia, estão mais egoístas,só pensam em fazer guerras, maltratar o próximo,     jogam lixo nas ruas, não economizam água nem comida, ficando nosso planeta cada vez mais poluído e abandonado. Mas, temos que olhar mais outro lado, temos que viver em paz, convivendo com o próximo, amando-o, respeitando-o, tentando viver todos em paz.
      "Ame o próximo como à você mesmo"